Mercado Livre de Energia – uma opção para baratear os gastos com energia.


 

Você já tinha ouvido falar no Mercado Livre de Energia?
Essa modalidade permite que os consumidores adquiram energia elétrica de fornecedores em qualquer parte do país. Assim, geradoras, comercializadoras e consumidores negociem o fornecimento independente das concessionárias, que participam apenas da distribuição de energia.

No modelo atual, chamado de mercado cativo, o consumidor fica preso às condições da concessionária local. Para exemplificar o mercado cativo, pense em uma feira com apenas uma barraca que vende unicamente um tipo de frutas, justamente por não ter concorrência, vende a mercadoria mais cara e muitas vezes com qualidade inferior.

Já o Mercado Livre de Energia, também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o consumidor tem a liberdade de contratar a energia pelo período que quiser, escolhendo seu fornecedor com tarifas e condições que mais lhe agrada. Voltando ao exemplo anterior da feira, imagine a mesma feira, agora com diversas barracas com produtos orgânicos, muitas opções de fornecedores, produto de maior qualidade e preço justo, esse é modelo proposto no Mercado Livre de Energia.

Em diversos países o Mercado Livre de Energia já se tornou realidade, aqui no Brasil esse modelo vem ganhando força dia após dia.
Diversas são as vantagens desse modelo, como:
– Economia de até 30% mensal na fatura de energia;
– Flexibilidade na escolha do fornecimento, prazos e preços;
– Consumir energia limpa e renovável;

Por enquanto, o Mercado Livre de Energia só está disponível para empresas com consumo superior a R$ 45.000,00.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *