Você já tinha ouvido falar no Mercado Livre de Energia?
Essa modalidade permite que os consumidores adquiram energia elétrica de fornecedores em qualquer parte do país. Assim, geradoras, comercializadoras e consumidores negociem o fornecimento independente das concessionárias, que participam apenas da distribuição de energia.
No modelo atual, chamado de mercado cativo, o consumidor fica preso às condições da concessionária local. Para exemplificar o mercado cativo, pense em uma feira com apenas uma barraca que vende unicamente um tipo de frutas, justamente por não ter concorrência, vende a mercadoria mais cara e muitas vezes com qualidade inferior.
Já o Mercado Livre de Energia, também conhecido como Ambiente de Contratação Livre (ACL), o consumidor tem a liberdade de contratar a energia pelo período que quiser, escolhendo seu fornecedor com tarifas e condições que mais lhe agrada. Voltando ao exemplo anterior da feira, imagine a mesma feira, agora com diversas barracas com produtos orgânicos, muitas opções de fornecedores, produto de maior qualidade e preço justo, esse é modelo proposto no Mercado Livre de Energia.
Em diversos países o Mercado Livre de Energia já se tornou realidade, aqui no Brasil esse modelo vem ganhando força dia após dia.
Diversas são as vantagens desse modelo, como:
– Economia de até 30% mensal na fatura de energia;
– Flexibilidade na escolha do fornecimento, prazos e preços;
– Consumir energia limpa e renovável;
Por enquanto, o Mercado Livre de Energia só está disponível para empresas com consumo superior a R$ 45.000,00.
Sem Comentários