Dicas para economizar na conta de luz residencial


Com os recorrentes aumentos na conta de energia, é necessário repensar o consumo em sua casa. Cortar parte do valor atual da conta pode impactar positivamente no planejamento financeiro.

Contudo, o que você deve fazer para economizar energia e baixar o valor da conta? Nós separamos algumas dicas que vão auxiliar você nessa redução. Essas dicas são fáceis de serem implementadas.

– Troque as lâmpadas comuns por LED:
Prefira utilizar as lâmpadas de LED, elas esquentam menos o ambiente, o que reduz o consumo e utiliza menos o ar-condicionado ou ventiladores. Na hora de reformar ou construir sua casa, planeje colocar mais janelas nos ambientes e prefira cores claras nas janelas.

– Seja eficiente no banho:
Além de ser rápido no banho, ele precisa ser eficiente. Quanto menos tempo com o chuveiro ligado, melhor.
Use o seletor de temperatura do chuveiro sempre que for necessário, evite deixar o seletor na posição “inverno” quando o dia estiver mais quente.

– Cuidados com o ar-condicionado:
Além das dicas já conhecidas por todos de nunca deixar o aparelho ligado quando não tiver ninguém no ambiente e manter as portas e janelas fechadas, é importante deixar a parte externa do ar-condicionado protegida contra o sol e manter a saída de ar bem limpa e desobstruída.

– Utilize menos a máquina de lavar:
Pode até dar menos trabalho, mas evite lavar poucas roupas por vez, essa atitude aumenta o gasto de energia. Por isso, prefira utilizar a capacidade máxima da sua máquina e dê preferência em lavar as roupas em dias ensolarados.

Muitas pessoas cometem erros simples que acabam gerando maior consumo de energia no final do mês. Outra dica que podemos dar é que evite deixar o fogão perto da geladeira, fontes de calor perto dela faz com que o refrigerador puxe mais energia.
Essas são dicas que realmente vão contribuir com o baixo consumo de energia na sua residência.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *