Dicas para aumentar a segurança com a rede elétrica


Instalações elétrica fazem parte da construção de qualquer residência, loja ou fábrica. O objetivo é conectar os eletrodomésticos com a eletricidade vinda da concessionária.

Toda casa necessita ter um projeto elétrico, pois a instalação elétrica é muito mais do que uma simples escolha das posições de cada tomada e cada aparelho.
Outro ponto a ser observado são fios desencapados, emenda de eletrodos sem caixa de passagem, utilização incorreta de condutores, falta de aterramento adequado ou vários eletrodomésticos ligados na mesma tomada. Estas são algumas das condutas inadequadas que podem custar a vida de uma pessoa.

Para isso, é necessário um projeto, onde o profissional precisa levar em conta a norma NBR 5410 da ABNT que trata das condições mínimas necessárias para viabilizar a instalação de baixa tensão.

Confira nossas dicas práticas:

– Chuveiro elétrico
Ao ajustar a temperatura do chuveiro, faça com ele desligado, pois o banheiro é uma área úmida.

– Fios e tomadas
É necessário ter cuidado com os fios e tomadas, a atenção é maior quando há crianças na casa. Uma verificação se os fios estão em bom estado de conservação evita acidentes domésticos. Em lojas de decoração e materiais de construção, compre tampas especificas para tomadas, assim evita que crianças tomem choque.

– Manutenção
Toda a instalação elétrica deve passar por manutenção a cada dois anos. Contrate profissionais qualificados para realizar a análise da rede, verificando se há isolamentos ou fios danificados.

– Choques em geladeira
Eletrodomésticos, como as geladeiras, quando começam a dar choques, precisam passar por manutenção e avaliação técnica.

Evite ligar muitos aparelhos na mesma tomada, emendar fios de maneira inadequada e faça os reparos assim que os problemas surgirem para evitar curtos-circuitos e outros acidentes.

Siga nossas dicas, assim você evitará acidentes e garantirá uma rede elétrica segura e eficaz.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *