Festas Juninas e os cuidados com a rede elétrica


Chegou a época mais aguardada pelos nordestinos! Após dois anos sem os tradicionais festejos juninos, a população poderá comemorar São João e São Pedro, uma tradição folclórica muito antiga. Mas com os festejos juninos, chegam os cuidados com a rede elétrica. É preciso estar alerta para os riscos envolvendo a energia, desde a decoração nas casas e nas ruas até as comemorações do período

É necessário manter distância entre as fogueiras, fogos de artifícios e decorações externas, dos fios elétricos. No caso das fogueiras, o calor pode provocar curtos-circuitos e partir a fiação.
Os enfeites, como as bandeirolas, devem ser afixados em locais apropriados, nunca os prenda nos postes ou fios elétricos, pois em caso de ventania ou tempestades, esses enfeites não venham tocar ou cair sobre a rede. As concessionárias de energia ainda alertam que os enfeites devem ser confeccionados com materiais isolantes, mesmo estando distantes da rede elétrica.

Se liga nas dicas que preparamos.

• Soltar balão é crime, além de ser uma brincadeira perigosa, especialmente se o balão entrar em contato com a rede elétrica ou até mesmo cair em uma subestação.
• Em caso de ligações provisórias de energia em arraiais, barracas de comidas típicas e/ou de fogos de artifício, o serviço deve ser realizado por profissionais.
• Mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos em direção aos postes e cabos de energia.
• Quando for enfeitar a porta de sua casa, por exemplo, mantenha uma distância de 2 metros da fiação, principalmente se for montar alguma estrutura.
• Não faça ligações clandestinas, os famosos “gatos”.
• Dentro de casa também deve ter o limite de distância da parte elétrica de 2 metros. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, não devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites.
• Evite manusear equipamentos eletrônicos como aparelho de som, freezers e geladeiras com o corpo molhado.

Tomando todos os cuidados e respeitando as normas de segurança, a sua festa junina será danada de boa.

Gostou das dicas? Compartilha com seus amigos.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *