Transição energética no Brasil. O que é isso?


Transição energética nada mais é que um conceito onde envolve mudanças, não só na geração de energia, como no consumo e reaproveitamento dessa energia.
Ainda podemos ampliar a visão sobre a transição energética, colocando os benefícios ao meio ambiente, gestão de resíduos, eficiência energética e outros meios para atingir o mesmo fim, como a redução das emissões de carbono e sua influência nas mudanças climáticas.

Assim podemos dizer que a transição energética é um novo estado de coisas, com um novo e amplo olhar sobre a sustentabilidade ambiental e social.
O significado desta transição passa também por mudanças da estrutura social, econômica, política e cultural, enfatizando que é insustentável continuar consumindo recursos naturais na velocidade atual.

Empresas e governos devem buscar por equipamentos mais eficientes, racionalizar o uso do solo e da água, acelerar a economia circular, além de modernizar as hidrelétricas e os sistemas de transmissão e distribuição de energia.

No Brasil, a produção e consumo de energia a partir das fontes renováveis é aspecto importante e que vem ganhando destaque no processo de transição energética. Mas um ponto chama atenção, apesar do Brasil estar a frente dos demais países com a universalização da energia, ainda há populações isoladas que dependem de térmicas locais ou outras soluções, representando menos de 1% da carga total do sistema.

O sistema energético brasileiro está majoritariamente renovável, segundo o relatório sobre o bom desempenho do país com relação ao ODS-7, que trata de energia limpa. Assim, o Brasil tem baixa participação do setor elétrico na emissão de gases do efeito estufa.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *