Saiba quais cuidados você precisa ter com a rede de alta tensão durante a construção ou reforma de seu imóvel

Electrician installer with a tool in his hands, working with cable on the construction site. Repair and handyman concept. House and house reconstruction.


Muitas pessoas já morreram no Brasil por acidentes causados pelo contato com a rede elétrica de alta tensão. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), dos 14 tipos de causas de morte com a rede de alta tensão catalogadas pela associação, a construção e a manutenção predial lideram o ranking, soltar pipas e instalar antenas de TV próximo dos fios também são grandes causas dos acidentes.

É preciso muita atenção quando for realizar uma construção ou reforma da fachada do imóvel. Nesses casos, a principal medida a ser seguida é manter uma distância da fiação, em caso de construção sem condições de ter um afastamento de segurança, antes de realizar as intervenções, será necessário chamar a concessionário de energia para avaliação e recomendação de como proceder com a obra.

O risco aumenta quando a construção tem mais de 2 pavimentos, pois costumam se aproximar mais ainda da rede de alta tensão, onde chega a passar até 69 mil volts.
Uma rede tão potente, precisa apenas de 15 cm entre ela e uma pessoa para causar uma descarga elétrica, provocando queimadura graves, mutilações ou até mesmo levar à morte.

Alerta JVM! Evite movimentar materiais metálicos, como vergalhões de ferro, arames e réguas de alumínio, próximo à rede elétrica.

Separamos algumas dicas para você seguir na hora de construir ou reformar seu imóvel próximo de linhas de alta tensão.

– Antes de realizar qualquer trabalho, construção ou reforma próximo das linhas de transmissão, comunique a concessionária de energia.
– As portas e janelas não devem ser construídas de frente para as linhas de transmissão.
– Entulhos e lixos não devem ser queimados sob as linhas de transmissão, pois podem provocar acidentes e interrupções de energia em diversos locais. Com telhados, fachadas e painéis a situação não é diferente.
– Andaimes devem ser construídos longe da rede de eletricidade, bem como, as pinturas de fachadas e as instalações de painéis e luminosos, que devem ser mantidos a uma distância segura da rede energizada. As antenas também merecem atenção especial.
– Verifique se o local em que a antena será instalada está longe da fiação, a fim de evitar que o equipamento toque os fios de alta tensão e provoque um curto-circuito.

Em caso de curto-circuito ou qualquer outro problema, acione imediatamente a concessionária de energia da sua região.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *