Muitas pessoas já morreram no Brasil por acidentes causados pelo contato com a rede elétrica de alta tensão. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), dos 14 tipos de causas de morte com a rede de alta tensão catalogadas pela associação, a construção e a manutenção predial lideram o ranking, soltar pipas e instalar antenas de TV próximo dos fios também são grandes causas dos acidentes.
É preciso muita atenção quando for realizar uma construção ou reforma da fachada do imóvel. Nesses casos, a principal medida a ser seguida é manter uma distância da fiação, em caso de construção sem condições de ter um afastamento de segurança, antes de realizar as intervenções, será necessário chamar a concessionário de energia para avaliação e recomendação de como proceder com a obra.
O risco aumenta quando a construção tem mais de 2 pavimentos, pois costumam se aproximar mais ainda da rede de alta tensão, onde chega a passar até 69 mil volts.
Uma rede tão potente, precisa apenas de 15 cm entre ela e uma pessoa para causar uma descarga elétrica, provocando queimadura graves, mutilações ou até mesmo levar à morte.
Alerta JVM! Evite movimentar materiais metálicos, como vergalhões de ferro, arames e réguas de alumínio, próximo à rede elétrica.
Separamos algumas dicas para você seguir na hora de construir ou reformar seu imóvel próximo de linhas de alta tensão.
– Antes de realizar qualquer trabalho, construção ou reforma próximo das linhas de transmissão, comunique a concessionária de energia.
– As portas e janelas não devem ser construídas de frente para as linhas de transmissão.
– Entulhos e lixos não devem ser queimados sob as linhas de transmissão, pois podem provocar acidentes e interrupções de energia em diversos locais. Com telhados, fachadas e painéis a situação não é diferente.
– Andaimes devem ser construídos longe da rede de eletricidade, bem como, as pinturas de fachadas e as instalações de painéis e luminosos, que devem ser mantidos a uma distância segura da rede energizada. As antenas também merecem atenção especial.
– Verifique se o local em que a antena será instalada está longe da fiação, a fim de evitar que o equipamento toque os fios de alta tensão e provoque um curto-circuito.
Em caso de curto-circuito ou qualquer outro problema, acione imediatamente a concessionária de energia da sua região.
Sem Comentários