Por que as cidades devem investir na sustentabilidade de sua iluminação pública?


É fundamental tratar da eficiência energética, quando o assunto é iluminação pública e gestão de cidades.
Os gestores sempre pensam em oferecer à sociedade projetos de iluminação com maior qualidade, consciência ambiental, menor custo e impacto aos cidadãos.

Iluminação pública e sustentabilidade são temas que estão longe de ser algo inalcançável, visto a imensa variedade de soluções e ferramentas à disposição. Lógico, toda essa mudança e modernização da iluminação de uma cidade requer, além de esforços dos gestores, planejamento estratégico e financeiro, porém a recompensa vem em curto prazo, através dos resultados comprovados em melhoria da qualidade de vida dos habitantes, otimização das contas públicas, aumento dos níveis de segurança pública, mais controle e eficiência operacional.

Tomando como base o que já existe e é implementado em diversas cidades do mundo, destacamos algumas soluções viáveis de iluminação pública:

• Substituição de postes e luzes em vias públicas por LED;
• Geração de energia por meio de fontes renováveis;
• Automação da gestão dos parques de iluminação pública com sistemas inteligentes;
• Otimização das operações de manutenção;
• Uso de ferramentas e canais de comunicação moderna com a população;
Com essas e muitas outras ideias, qualquer gestor público consegue, em curto prazo, melhorar a eficiência energética.

Será que é possível tornar a iluminação pública mais sustentável?
Sim, é possível! Diversas cidades brasileiras como, por exemplo, Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP, além de cidades em outros países já iniciaram o novo projeto de iluminação pública, inovador e que vem transformando, não apenas a dinâmica dessas cidades, como o estilo de vida da população.
A exemplo da cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura fez a troca de 500 mil luminárias por tecnologia LED, o que na prática, agregou mais segurança e beleza nas vias públicas, além de gerar mais economia aos cofres públicos e maior sustentabilidade.
Outro exemplo de sucesso no Brasil está na cidade de Campinas, em São Paulo, onde a prefeitura substituiu as luminárias de praças e parques para luminárias especiais alimentadas pela energia solar, resultando em mais economia e satisfação da população.
Grandes ideias estão melhorando a iluminação pública nas cidades. Já existem diversas tecnologias que proporcionam uma gestão mais ampla e inteligente, contribuindo para a otimização de trocas, consertos, manutenções e controles de todo seu parque de iluminação pública.
Como se pode notar, é possível modernizar o sistema de iluminação pública das cidades e atrelado a isto, temos maior economia, sustentabilidade e segurança para os moradores.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *