O que é uma subestação de energia?


Você provavelmente já passou por uma subestação de energia elétrica e ficou impressionado pela quantidade postes e equipamentos. As subestações são responsáveis pela distribuição da energia elétrica que sai das usinas e percorre um sistema de transmissão, passando por estações, onde os transformadores fazem o aumento ou diminuição da tensão até as residências, lojas etc.

Quando a energia sai das usinas, a tensão elétrica é elevada para evitar perda excessiva durante o longo percurso. Ao chegar nos centros urbanos, os transformadores começam a diminuir a tensão da rede elétrica, que ainda não está no padrão a ser entregue nas residências e comércios.

Para que o consumidor possa receber a energia em sua residência de forma adequada, é necessário a instalação de transformadores menores, que são vistos nos postes das ruas e avenidas. Esses aparelhos menores são capazes de reduzir ainda mais a tensão que chega da usina e vai para as casas e outros estabelecimentos.

O Sistema Interligado Nacional (SIN) é composto por um complexo sistema de subestações, linhas de transmissão e usinas. Atualmente, no Brasil temos cinco tipos de subestações, são elas:

Subestação Transformadora – converte a tensão de suprimento para um nível diferente, maior ou menor;

Subestação elevadora – ficam localizadas na saída das usinas que geram a energia elétrica, elevando a tensão para níveis de transmissão e subtransmissão;

Subestação abaixadora – essas ficam localizadas em áreas mais afastadas dos centros urbanos e diminuem as tensões da rede, evitando inconvenientes para a população;

Subestação de Distribuição – é responsável pela distribuição primária, regulando a tensão a níveis mais baixos;

Subestação Seccionadora, de Manobra ou de Chaveamento – é responsável por interligar circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão tornando possível sua multiplicação;

Como vimos, as subestações são importantes na rede de transmissão de energia. São elas que garantem a entrega da tensão ideal em nossas residências, comércios etc.

O Grupo JVM tem equipe técnica especializada em diversas áreas do setor elétrico. Um dos fortes da JVM é o cadastro de subestações e redes de alta tensão. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *