O Brasil possui as principais fontes de energia renováveis, que são as hidrelétricas, que fazem parte de mais da metade da geração no país.
Mas, o que é energia renovável?
Energia renovável é gerada pelos recursos que são naturalmente reabastecidos e considerados inesgotáveis. As principais fontes renováveis são: hidrelétrica, captação eólica, solar e biomassa.
Em meio às fontes de energia disponíveis no Brasil, as hidrelétricas, apesar de serem renováveis, podem causar impactos negativos ao meio ambiente. A biomassa ainda requer mais estudos e, hoje, está mais distante de se tornar uma realidade.
Atualmente, todos os esforços nas fontes renováveis de energia estão concentrados na energia solar e eólica.
Com o desequilíbrio entre desenvolvimento econômico e o meio ambiente, cada vez mais se faz necessário a discussão entre as fontes renováveis e não renováveis de energia. Embora o Brasil seja privilegiado no quesito fontes não poluentes, muitos outros países utilizam, ainda, fontes poluentes como: petróleo, carvão mineral, gás natural, entre outros.
Energia Solar
É um recurso natural mais abundante e com maior disponibilidade no planeta. A utilização das tecnologias pode apresentar grande eficiência na geração elétrica em praticamente qualquer local do planeta.
A energia solar tem dois tipos diferentes de tecnologia:
Energia solar fotovoltaica – é quando a radiação solar gera energia por meio das células fotovoltaicas, que compõem os módulos fotovoltaicos expostas sob a luz do sol.
Energia solar heliotérmica ou solar térmica concentrada – essa tecnologia é restrita ao segmento de geração centralizada devido ao tamanho. A solar térmica utiliza um número grande de espelhos coletores que refletem, de forma concentrada, a luz do sol a um ponto específico de uma grande torre central, que aquece materiais específicos e quando expandem ou vaporizam, movimentam turbinais, gerando energia elétrica.
Energia eólica
Utilizando a força dos ventos, essa tecnologia produz energia através da força motriz gerada nas turbinas.
Através de micro torres eólicas, o próprio consumidor poderá produzir sua energia.
Biomassa
A geração de energia através da biomassa ocorre a partir da queima de materiais orgânicos, como o bagaço de cana-de-açúcar, mais comum no Brasil, além do álcool, madeira, palha de arroz, entre outros.
Esses materiais liberam gases poluentes, porém essa produção de energia é considerada uma forma limpa de geração devido ao fato de que essa quantidade de CO² é absorvida no cultivo desses materiais.
O Brasil assumiu um compromisso que até 2030, irá aumentar em até 23% a participação de fontes renováveis de energia em nossa matriz energética.
Sem Comentários