Impactos da iluminação pública na segurança das cidades


Já parou para pensar nos impactos da iluminação pública na segurança das cidades?

 

A luz é essencial na vida humana desde a criação do mundo, com o advento da luz elétrica é possível desenvolver atividades básicas, como cozinhar, estudar, trabalhar, depois que o sol se põe as lâmpadas se tornam itens indispensáveis.

E nas ruas a luz é ainda mais essencial, uma iluminação pública eficiente está diretamente ligada a sensação de segurança das cidades, isso reflete em muitos aspectos, como por exemplo: faz com que as pessoas vivam a cidade à noite, ocupem praças e parques, façam caminhadas, motoristas e motociclistas tenham maior segurança ao trafegar, além de gerar impacto no comércio local, possibilitando que comerciantes fiquem de portas abertas a noite.

Um experimento realizado em Nova York, nos EUA, pela Bureau Nacional de Pesquisa Econômica em parceria com a polícia metropolitana, observou uma redução na taxa de crimes ocorridos durante a noite, em ruas que receberam um adequado sistema de iluminação, os dados obtidos pela pesquisa, revelam uma redução  de 36% a 60% da taxa de incidência de crimes.

A pesquisa liderada pelo economista Aaron Chalfin, da Universidade da Pensilvânia, foi realizada numa área de 40 ruas, que receberam mais de 300 torres de luz distribuídas de acordo com o tamanho da área que deveria ser iluminada. Com as informações prévias de como o crime funcionava naquela região, observou uma importante redução na taxa de crimes realizados durante a noite, evidenciando a importância da iluminação para a segurança pública.

Outro estudo, realizado pelo Centro de Estudos em Design da Universidade Estadual de Minas Gerais, mostra como a contribuição do espaço urbano e da iluminação pública está relacionada à percepção de segurança das mulheres em pontos de ônibus. O estudo aponta que locais com a iluminação adequada proporcionam experiências positivas das mulheres em relação à cidade.

Deste modo, a otimização do sistema de iluminação pública, através de estudos da área e uso de tecnologia adequada, contribuem para a sensação de segurança, impactando diretamente na qualidade de vida da população.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, Victória Loureiro; DE ALENCAR RENNÓ, Sílvia. Iluminação e segurança pública: uma investigação sobre a relação entre design e criminalidade urbana pela perspectiva feminina. Estudos em Design, v. 27, n. 3, 2019.

Experimento mostra que iluminação pública reduziu 36% dos crimes noturnos. <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/07/experimento-mostra-que-ruas-com-iluminacao-publica-tem-menor-riscos-de-serem-pontos-de-crime.shtml>. Acesso em: 30 de Setembro de 2021.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *