Tarifas de energia devem subir 5,4% em média em 2026, aponta TR Soluções.

As tarifas residenciais de energia devem registrar alta média de 5,4% em 2026, segundo projeções da TR Soluções. As estimativas indicam que, individualmente, as variações vão de uma redução de 22% a um aumento superior a 30%. O aumento médio é impulsionado principalmente pelos reajustes das tarifas de transmissão, que devem crescer cerca de 12% no ciclo tarifário 2025/2026.

Regiões

Os consumidores da região Sul terão o maior aumento médio, de 9,81%, seguidos pelos do Sudeste, com alta de 7,69%, conforme estimativas regionais da TR Soluções.

Por outro lado, custos de distribuição e compra de energia devem crescer abaixo da inflação, trazendo algum alívio para os consumidores em 2026. Segundo a TR Soluções, o alívio está associado ao aumento do rol de consumidores responsáveis pelos custos associados ao subsídio da CDE GD.

Além disso, o fim do suprimento da maioria dos contratos do chamado leilão emergencial deve proporcionar uma redução de quase R$ 2 bilhões de receita fixa de energia de reserva. O efeito dessa redução recai como alívio ao Encargo de Energia de Reserva (EER).

Consumidores livres

Quanto aos consumidores livres, a alteração no critério de rateio dos custos da energia das eletronucleares Angra 1 e Angra 2 deve ser o grande vilão. Eles deverão perceber um acréscimo de cerca de R$ 10/MWh ao participarem do rateio dos custos da energia nuclear.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53336150/tarifas-de-energia-devem-subir-54-em-media-em-2026-aponta-tr-solucoes

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *