A Urgência de Novos Projetos de Iluminação Pública e Cidades Inteligentes


Com o grande aumento de startups no Brasil – um levantamento de 2019 mostrava que já existiam mais de 14 mil unidades, em mais de 700 cidades do país-, aumentou-se também o número de projetos voltados a cidades inteligentes, principalmente com a chegada da tecnologia 5G.
A iluminação pública tem sido um elemento crítico ao longo do tempo para a gestão dos espaços públicos/urbanos por todo o poder e impacto que tem, e com o foco no conceito de cidades inteligentes com o uso de Internet das Coisas (IoT), ela é considerada um ponto chave, a porta de entrada para a adoção de novas tecnologias.
Já existem projetos em funcionamento no Brasil, a exemplo da cidade de Curitiba, no Paraná, onde a solução para a logística de iluminação pública tem um grande diferencial, que é o equipamento eletrônico que utiliza a estrutura de iluminação pública já existente nos municípios, reduzindo os custos de implementação e apoiando o desenvolvimento de cidades mais inteligentes. O aparelho consegue criar uma rede de comunicação sem fio, capaz de se conectar com outros setores, bem como controlar dispositivos conectados à Internet das Coisas.
O projeto forma uma rede Mesh na cidade inteira, com algumas características. Além de controlar as luminárias, ela também permite uma conexão direta com o smartphone do cidadão. E mesmo que ele não tenha acesso à internet 3G, ele passa a ter acesso a certos serviços e aplicações municipais por meio dessa rede de iluminação pública.
Uma iluminação bem estruturada pode ter um impacto muito grande na forma como as pessoas se relacionam com uma cidade. Pode influenciar, por exemplo, em uma vida noturna mais movimentada; no oferecimento de uma maior sensação de segurança para um comércio ficar aberto até mais tarde; ou na possibilidade de os munícipes irem a um parque fazer exercícios à noite ou à praça para encontrarem com amigos.
O desenvolvimento de uma cidade, principalmente no que diz respeito a inovações tecnológicas, está diretamente ligado ao modo que se gere a iluminação pública. Por isso, o investimento nesse segmento se faz tão urgente e necessário, pois não somente a economia será impactada, mas a sociedade como um todo.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *