A importância da gestão da Iluminação Pública


Inicialmente, o papel da iluminação pública era destacar espaços e objetos, porém, com o decorrer do tempo e contexto histórico, o conceito tem sido ampliado e, tem exercido influência na segurança, no desenvolvimento econômico, turístico e sustentável dos espaços urbanos.

Um sistema de gestão de iluminação pública eficiente proporciona benefícios para toda a população. Melhora a visibilidade nos espaços permitindo a sensação de bem-estar e segurança. Além de valorizar e dinamizar ambientes públicos, tornando-os frequentáveis e mais atrativos.

Outro grande benefício da iluminação pública é a segurança no tráfego de pessoas e veículos no trânsito. Um local bem iluminado contribui no aumento do raio de visibilidade permitindo que pedestres e motoristas percebam se há perigo nas vias, fator importante para evitar acidentes.

O fornecimento de projetos de iluminação com qualidade é fundamental para o desenvolvimento das cidades por influenciar diretamente no modo de vida das pessoas. A boa iluminação permite a circulação noturna, de forma que a população frequente ambientes comerciais e espaços de lazer com maior seguridade, fator que contribui para o desenvolvimento econômico. Vale destacar também que, a implantação de pontos de iluminação em locais específicos como museus, praças e obras de artes agrega valor ao ambiente.

Para garantir eficiência no serviço de iluminação pública, é importante realizar um estudo da área de implantação e investir em tecnologias através de sistemas que permitam o monitoramento e gestão para melhoria no desempenho energético.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *